SEJAM BEM-VINDOS!!!!!

O OBJETIVO DESTE BLOG É DE ATENDER A TODOS OS INTERESSADOS EM ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E DEMAIS ASSUNTOS. TODOS OS TÓPICOS ESTÃO ABERTOS PARA COMENTÁRIOS, SUGESTÕES,CRITÍCAS QUE SERÃO ACEITAS PARA NOSSO APRIMORAMENTO.



segunda-feira, 29 de novembro de 2010

TCC E AGORA?

Quando chegamos a uma graduação, isto é um presente da vida, nos deparamos com diversos estudos, conteúdos, pesquisas, etc... E aí acabamos nos preocupando com o trabalho cientifico. Como deve ser? Que caminho seguir? Por onde começar? Quais as normas?

Do ponto de vista geral parece muito difícil, mas seguindo alguns caminhos básicos tudo se torna muito fácil. Para um trabalho cientifico se realizar pressupõe um amadurecimento. Esse amadurecimento é fruto de uma experiência de vida, leituras, cursos, participação de seminários e outras atividades que irão acrescentar no conhecimento.

Em seguida conta com a ajuda do professor orientador, no qual faz a ponte entre o amadurecimento e as bibliografias especializadas, fazendo assim a sua orientação num debate de idéias, de apresentação de sugestões e criticas, de respostas e argumentações. Tanto no conteúdo como a respeito da forma.

No entanto, ao orientando cabe definir o seu tema, seu problema e hipóteses que pretende demonstrar. Partindo disto as fases seguintes são leituras, analise, redação que deverão ser arrumados nas partes do trabalho cientifico conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) seguida do processo constante de revisão do professor orientador.

As partes são as seguintes:

 Capa
 Página de rosto
 Sumário
 Lista de tabelas e figuras
 Núcleo do trabalho
• Introdução
• Desenvolvimento
• Conclusão
 Apêndices e anexos
 Bibliografia
 Capa final.

Estas são algumas orientações pedagógicas relacionadas aos procedimentos básicos para um trabalho cientifico, caso você queira uma orientação mais detalhada de cada parte entre em contato no e-mail. Estou a sua inteira disposição para esclarecimentos, dúvidas que venha a auxiliar no seu trabalho cientifico.

Algumas Referências: SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. 1941 

                                        LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho cientifico. 1983.


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PENSAMENTO DO MÊS

"EU NÃO POSSO ENSINAR NADA A NINGUÉM,
EU SÓ POSSO FAZÊ-LO PENSAR."

                                                              SÓCRATES