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sábado, 17 de setembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO FAMILIAR NA VIDA ESCOLAR

O processo ensino aprendizagem precisa de um direcionamento é necessário planejar. Pois este caminho contribui para o alcance da alfabetização e do letramento. Sempre deve haver uma interação entre a família e a escola. É necessário promover uma relação construtiva por ambas às partes.
Outro ponto importante é o trabalho de Para Casa, é nesta hora que a família ajuda o aluno a consolidar o seu conhecimento, pois o familiar na vida escolar de um aluno é de suma importância. Mas às vezes alguns familiares não sabem como orientar estes alunos.
Como exemplo de orientação, temos os seguintes segredos para os familiares lembrarem na hora da lição de casa com o aluno:
©       Jamais faça a lição de casa pelo aluno ou permita que outros façam. Tenha certeza que a lição é dele, portanto ele tem o compromisso e não você. Deixe-o realizar a sua tarefa e vá fazer algo seu. Ele precisa sentir que o momento da tarefa e dele e não seu.
©       Organize um espaço e um horário apropriado para ele fazer a tarefa de preferência longe de som, televisão, telefone e locais de circulação da casa.
©       Troque idéias ou promova perguntas para ajudar no raciocínio, mas só se for requisitado. Não de respostas. Faça perguntas, provoque o raciocínio.
©       Não corrija e não aponte erros. Corrigir é tarefa do (a) professor (a). Como o (a) professor (a) saberá as dificuldades de seu filho se você adiantar a corrigir a tarefa? Importante: não vale a pagar o erro do seu filho. Se alguém tiver que apagar algo, que seja ele.
©       Diga “tente novamente”, diante da queixa, “refaça”, “recomece”. Caso seu filho perceba que errou, incentive-o a buscar o acerto ou uma nova resposta. Demonstre com exemplo que você costuma fazer isso. Nesse caso, valem os itens anteriores para reforçar este.
©       Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender. Converse enfatizando a importância de reconhecermos os nossos erros e de prendermos com eles. Conte historia que estão relacionadas a equívocos.
©       Lembre-se que fazem parte das tarefas escolares duas etapas: as lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades escolares não acabam quando o aluno termina as lições de casa. Aprofundar e fixar os conceitos são fundamentais.
©       Não misture as coisas. Lição e estudo são tarefas relacionadas à escola. Lavar louça, arrumar casa, arrumar o quarto, guardar os brinquedos são tarefas domesticas. Os dois trabalhos são de naturezas diferentes. Não vincule um a outro.
©       Não julgue a natureza, a dificuldade ou a relevância da tarefa de casa. A lição de casa faz parte de um processo que começou em sala de aula e deve terminar lá. Se você não entendeu ou não concordou, procure o (a) professor (a) e informe-se. Pois seu julgamento pode desmotivar seu filho.
©       Demonstre que você confia no seu filho, respeita suas iniciativas e seus limites, e conhece suas possibilidades. Crie um clima de camaradagem e de consciência na família, mas não deixe de dar limites e ser rigoroso com os relapsos e as irresponsabilidades.

Os familiares seguindo este pequeno segredo estarão ajudando o aluno a promover o desenvolvimento da autonomia e criar atitudes saudáveis na relação aluno e familiares, durante o processo de aprendizagem.

Referencia: Rios, Zoé. Da escola para casa: alfabetização. Belo Horizonte. RHJ, 2009 

sábado, 3 de setembro de 2011

ONDE ENCONTRAR SUA MOTIVAÇÃO?


Para descobrir sua motivação, é preciso tomar consciência de sua própria natureza, garantir seu desenvolvimento, e, mais precisamente, seu desenvolvimento intelectual.
Seu objetivo: o autodesenvolvimento – desenvolver todas as suas faculdades, volver para satisfazer melhor seu desejo pessoal.
Conseqüências do autodesenvolvimento – ter em mente sempre o seu autodesenvolvimento, isto lhe permitirá progredir na ação do trabalho no qual aumentam as qualidades revelando o prazer.
As condições de uma motivação real – para que exista a motivação são necessárias quatro condições: o estado de equilíbrio afetivo, a tomada e consciência, o estimulo e a representação mental.
O estado de equilíbrio afetivo é aquele que garante a nossa salva-guarda, o nosso equilíbrio.
 A tomada de consciência é o fator que deve existir sempre sozinho ou graças às pessoas que o cercam, pois sem eles não haveria consciência.
 O estimulo é uma atitude que deve ser construtiva, e preciso mostrar que se acredita, reconhecer o dinamismo.
 A representação mental do sucesso deve ser de forma positiva.

Mas não esquecer que existem também outras motivações como as motivações internas – uma necessidade de estima, de consideração permitindo valorizar oficialmente pela sociedade suas qualidades, de agradar. Motivações externas – são condicionamentos por recompensas e sanções, obter custe o custar o que se deseja.
Lembrando-se que nenhuma motivação, contudo substitui o desejo de autodesenvolvimento. E não esqueça nunca que cada um está sozinho para obter sucesso na vida, é utópico contar com os outros em longo prazo. Quanto antes você tomar consciência disso, mais seu nível de interesse por você mesmo será maior; mais depressa você progredirá.        


BOA SORTE!!!!!