
O professor de antigamente tinha a responsabilidade de passar conhecimento, esta era a sua função principal.
Hoje em dia os tempos mudaram e isto ficou ultrapassado, segundo Jean Piaget, Lev Vygotsky e outros pensadores o que importa é ser um mediador na construção do conhecimento e isto requer um estudo constante, uma reflexão e auto-avaliação na forma de ensinar.
Para isto é necessário ter pelo menos as seguintes características para ser considerado (a) um professor de qualidade:
# TER BOA FORMAÇÃO – o mestrado é o caminho;
# USAR AS NOVAS TECNOLOGIAS – recurso a favor dos conteúdos;
# ATUALIZAR NA DIDÁTICA – instrumento para facilitar o trabalho em sala de aula
# TRABALHO EM EQUIPE – compartilhar informações;
# PLANEJAR E AVALIAR SEMPRE – consistência das estratégias e sondagem da aprendizagem;
# TER ATITUDE E POSTURA – criar o melhor ambiente para a aprendizagem e sanar os problemas com estratégias.
Estas são apenas algumas características do bom profissional, caso queira saber mais entre em contato no meu e-mail ou nas referências a seguir.
Referencias: Nova Escola, ano XXV, nº 236 – outubro 2010
Consultaexamedocente.inep.gov.br
Muito bom !!!!
ResponderExcluirE tem professor que ainda acha que ensina alguma coisa...Muito melhor do que passar para a frente um conhecimento, forma antiga de se conceber o ato de ensinar, é suscitar reflexões que levem os atores em questão, os alunos do momento, a serem melhores para si mesmos e para os outros, resultado da troca de experiências, forças e esperanças inerentes às salas de aula do Século XXI. Os modelos de gestão em vigor, ainda, mesmo que ultrapassados, precisam passar por uma revisão séria à luz dos educadores que já entenderam que no compartilhamento e na escuta amorosa residem o sucesso das empresas e da educação.
ResponderExcluirPorque o mestrado é o melhor caminho??? Porque as pessoas super valorizam o mestrado e doutorado??? Para mim so exaltam a especialidade em um ponto. Mestrado e doutorado viraram status.
ResponderExcluir