SEJAM BEM-VINDOS!!!!!

O OBJETIVO DESTE BLOG É DE ATENDER A TODOS OS INTERESSADOS EM ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E DEMAIS ASSUNTOS. TODOS OS TÓPICOS ESTÃO ABERTOS PARA COMENTÁRIOS, SUGESTÕES,CRITÍCAS QUE SERÃO ACEITAS PARA NOSSO APRIMORAMENTO.



segunda-feira, 2 de maio de 2011

LEITURA

A leitura é um ato fundamental na vida de qualquer ser humano, que venha querer ter seus princípios mais aprimorados.
A leitura também por si só é um ato de reflexão, de relaxamento, onde irá oportunizar ao ser humano concentrar naquilo que esteja lhe chamando atenção na leitura, embora muitos leitores acabassem que por antecipar o acontecimento do que está lendo, lhe chamando atenção para fazer uma análise mais prévia daquilo que está acontecendo durante a leitura.
É desde pequeno que se começa o gosto pela leitura, que futuramente isto ira nos ajudar muito nas nossas escolhas. É isto que nos motiva para o hábito da leitura, para que mais futuramente não venhamos a sofrer maiores dificuldades. O ato de ler, também serve para você poder encontrar um caminho a seguir.
Uma forma de se aprender a ler pode estar em ler para brincar, para construir, para documentar, decifrar, descobrir a importância e descobrir diversas coisas do mundo real ou irreal.

Os passos que poderão ser feito para atingir uma boa meta é:

• Ter uma visão boa é clara do que busca encontrar na leitura;

• Ter uma boa organização;

• Estar aberto para que possa encontrar

• Ter confiança em si: que a gente pode conseguir e vencer;

• E saber ter uma boa auto - avaliação sobre o que deseja.

                     Referencia: JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. POA: Artes Medicas, 1994.

2 comentários:

  1. Wany, de fato o hábito da leitura é algo imprescindível na vida de todo e qualquer ser humano que tenha como meta crescer, prosperar.
    O duro é que só se adquire este hábito quando ensinado. Há exceções. Mas são exceções. O apelo das mídias é de tal ordem, que a leitura acaba por ser negligenciada. Nada contra as tecnologias; muito pelo contrário. Elas também trazem material para a imaginação, criatividade, empreendedorismo e leitura. Mas livro é livro, não tem tradução. Há que se reservar um espaço para ele, concebido como atividade lúdica, fonte de preazer, lazer e não aquele porre, como muitos o fazem ser percebido.Agradeço a lembrança da importância da leitura o que me faz pensar naquilo que não tenho feito pelos pequeninos a minha volta, nesta empobrecida cidade da Região Metropolitana de Curitiba onde há pais, que falta de escolaridade não têm como ajudar os seus filhos neste sentido.

    ResponderExcluir
  2. Olá Wany, acho muito importante levantar esta questão, que as vezes é esquecida. Bom, Trabalho na area de tecnologia e atualmente o maximo que leio são manuais tecnicos ou sites de internet. Particularmente, estou no meio de uma luta comigo mesmo para começar a ler novamente. Comprei alguns livros, porém, falando de forma direta, quando tenho tempo para ler acabo ficando com preguiça e ligo a TV ou acesso a Internet. Você teria algum conselho, alguma dica de como eu poderia me engajar na questão da leitura. Talvez eu precise de um graaaade livro que me interessasse profundamente, enfim.... Desde já agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir