SEJAM BEM-VINDOS!!!!!

O OBJETIVO DESTE BLOG É DE ATENDER A TODOS OS INTERESSADOS EM ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E DEMAIS ASSUNTOS. TODOS OS TÓPICOS ESTÃO ABERTOS PARA COMENTÁRIOS, SUGESTÕES,CRITÍCAS QUE SERÃO ACEITAS PARA NOSSO APRIMORAMENTO.



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA


A programação neurolinguística compreende três ideias:

PROGRAMAÇÃO – tem a ver com a maneira como organizamos nossas ideias e ações com o objetivo de produzir resultados.
NEURO – significa que a PNL (programação neurolinguística) reconhece a ideia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos, os cinco sentidos.
LINGUÍSTICA – refere-se à linguagem que usamos para ordenar nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros.
Segundo Joseph O’Connor:
 “PNL É O ESTUDO DE COMO REPRESENTAMOS A REALIDADE EM NOSSAS MENTES E DE COMO PODEMOS PERCEBER, DESCOBRIR E ALTERAR ESSA REPRESENTAÇÃO PARA ATINGIRMOS RESULTADOS DESEJADOS”.
Ela surgiu em meados dos anos 70, nos Estados Unidos, por estudantes de Psicologia. A PNL é considerada uma ferramenta, cujos objetivos são autoconhecimento, autodesenvolvimento, transformação e mudança. Existe no mercado diversos livros falando sobre o assunto, ensinando teoria, técnicas e ferramentas.

Uma das técnicas é usar a substituição de palavras, exemplo:

No lugar de
Usar
Tentar
Farei
Tenho de
Vou
Devo
Quero
Preciso
Decido
Não consigo
Não consigo ainda
Não posso
Ainda não posso
Mas
E
Não
Frase positiva
Se
Quando

Também existem cursos para ensinar a Programação Neurolinquística.
Referência: ZAIB, José. PNL: teoria, técnica e ferramentas da programação neurolinguística. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
KNIGHT, Sue. Introdução a Neurolinguística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário