SEJAM BEM-VINDOS!!!!!

O OBJETIVO DESTE BLOG É DE ATENDER A TODOS OS INTERESSADOS EM ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E DEMAIS ASSUNTOS. TODOS OS TÓPICOS ESTÃO ABERTOS PARA COMENTÁRIOS, SUGESTÕES,CRITÍCAS QUE SERÃO ACEITAS PARA NOSSO APRIMORAMENTO.



sábado, 17 de setembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO FAMILIAR NA VIDA ESCOLAR

O processo ensino aprendizagem precisa de um direcionamento é necessário planejar. Pois este caminho contribui para o alcance da alfabetização e do letramento. Sempre deve haver uma interação entre a família e a escola. É necessário promover uma relação construtiva por ambas às partes.
Outro ponto importante é o trabalho de Para Casa, é nesta hora que a família ajuda o aluno a consolidar o seu conhecimento, pois o familiar na vida escolar de um aluno é de suma importância. Mas às vezes alguns familiares não sabem como orientar estes alunos.
Como exemplo de orientação, temos os seguintes segredos para os familiares lembrarem na hora da lição de casa com o aluno:
©       Jamais faça a lição de casa pelo aluno ou permita que outros façam. Tenha certeza que a lição é dele, portanto ele tem o compromisso e não você. Deixe-o realizar a sua tarefa e vá fazer algo seu. Ele precisa sentir que o momento da tarefa e dele e não seu.
©       Organize um espaço e um horário apropriado para ele fazer a tarefa de preferência longe de som, televisão, telefone e locais de circulação da casa.
©       Troque idéias ou promova perguntas para ajudar no raciocínio, mas só se for requisitado. Não de respostas. Faça perguntas, provoque o raciocínio.
©       Não corrija e não aponte erros. Corrigir é tarefa do (a) professor (a). Como o (a) professor (a) saberá as dificuldades de seu filho se você adiantar a corrigir a tarefa? Importante: não vale a pagar o erro do seu filho. Se alguém tiver que apagar algo, que seja ele.
©       Diga “tente novamente”, diante da queixa, “refaça”, “recomece”. Caso seu filho perceba que errou, incentive-o a buscar o acerto ou uma nova resposta. Demonstre com exemplo que você costuma fazer isso. Nesse caso, valem os itens anteriores para reforçar este.
©       Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender. Converse enfatizando a importância de reconhecermos os nossos erros e de prendermos com eles. Conte historia que estão relacionadas a equívocos.
©       Lembre-se que fazem parte das tarefas escolares duas etapas: as lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades escolares não acabam quando o aluno termina as lições de casa. Aprofundar e fixar os conceitos são fundamentais.
©       Não misture as coisas. Lição e estudo são tarefas relacionadas à escola. Lavar louça, arrumar casa, arrumar o quarto, guardar os brinquedos são tarefas domesticas. Os dois trabalhos são de naturezas diferentes. Não vincule um a outro.
©       Não julgue a natureza, a dificuldade ou a relevância da tarefa de casa. A lição de casa faz parte de um processo que começou em sala de aula e deve terminar lá. Se você não entendeu ou não concordou, procure o (a) professor (a) e informe-se. Pois seu julgamento pode desmotivar seu filho.
©       Demonstre que você confia no seu filho, respeita suas iniciativas e seus limites, e conhece suas possibilidades. Crie um clima de camaradagem e de consciência na família, mas não deixe de dar limites e ser rigoroso com os relapsos e as irresponsabilidades.

Os familiares seguindo este pequeno segredo estarão ajudando o aluno a promover o desenvolvimento da autonomia e criar atitudes saudáveis na relação aluno e familiares, durante o processo de aprendizagem.

Referencia: Rios, Zoé. Da escola para casa: alfabetização. Belo Horizonte. RHJ, 2009 

2 comentários:

  1. Mto bom esses comentários ..é exatamente isso que todos os pais, avós e tios por ai ..deveriam fazer ..simples mas dificil ....adorei o post ...

    ResponderExcluir
  2. Fazer isso e umas perguntinha do tipo,
    filho como foi seu dia?
    Ou como foi a aula?
    Acho que já é muito legal!E incentiva.
    Blog ta lindo!
    Saudades...
    Beijo!

    ResponderExcluir